body{margin:20px !important;background:#FFFFFF !important;background-image:none !important}h3.widget-title{margin-top:0}
Quando um bebê nasce, existe uma série de cuidados que precisam ser tomados a fim de garantir sua boa saúde. Um dos mais importantes é o teste do pezinho, realizado entre o 2º e o 5º dia depois do nascimento. O exame não tem riscos e é capaz de detectar centenas de doenças em sua versão mais completa. Mais de 17 mil bebês já foram diagnosticados com alguma dessas enfermidades, e é possível tratá-los com mais eficiência devido a essa identificação precoce.
Entenda, a seguir, como o teste do pezinho é feito, os tipos existentes e sua importância.
O teste do pezinho permite o diagnóstico precoce de várias doenças que seu bebê pode ter desde o nascimento, mas que não têm sintomas até que ele complete um ano de vida. Quando conseguimos diagnosticar de forma precoce, é possível encontrar o melhor tratamento, além de evitar maiores chances de diminuição ou eliminação de lesões irreversíveis.
Algumas coisas que você deve saber sobre o exame:
Existem vários tipos de teste do pezinho, que variam de acordo com a tecnologia utilizada e a quantidade de doenças detectadas. O exame básico é obrigatório para qualquer recém-nascido no Brasil, detecta 12 doenças e pode ser adquirido em postos de saúde gratuitamente.
No entanto, há mais tipos, que abrangem outras enfermidades e podem ser adquiridos em clínicas e laboratórios como o Labmoc. Veja quais são esses outros tipos:
Este último tipo de teste pode ser realizado no Labmoc e é um dos poucos disponíveis em Minas que detectam essa quantidade de doenças. O exame utiliza a técnica de espectrometria de massas em tandem (EMT) e acusa doenças metabólicas hereditárias, também chamadas de erros inatos do metabolismo.
O teste do pezinho é um dos mais importantes para o bebê e é o primeiro cuidado que você pode oferecer para garantir a saúde da criança após o nascimento. Entretanto é bom lembrar que ele não identifica problemas na audição e na visão. Para isso, existem os testes da orelhinha e do olhinho. Com eles, é possível investigar se o bebê possui doenças da visão, como catarata congênita, ou algum nível de surdez.
Assim como o teste do pezinho, esses exames são importantes para a detecção precoce de doenças, o que possibilita um tratamento mais efetivo.
Você pode realizar o teste do pezinho diretamente do seu domicílio. Basta entrar em contato conosco e agendar, com total comodidade para você e sua família. Entre em contato com a nossa central de atendimento via WhatsApp e solicite o agendamento de testes e vacinas.